quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FAQ Dinâmica Software - Escrita Fiscal

             

Nesta seção estão algumas das perguntas mais freqüentes realizadas por nossos clientes mas que é muito importante todos saberem a respeito. Siga abaixo as principais dúvidas:

FAQ 1
Pergunta: O que devo configurar para exportação do arquivo Sefinnet?

Resposta: Passo a passo para exportar o Sefinnet, todos estes passos serão necessários e obrigatórios para geração correta do Sefinnet.: 
  
 1º. Vá Menu > Editar > Opções > no campo Sefinnet - Municipio de Prestadores, Tomadores de Serviços, e Gráfica que emite Talónario do Contribuinte selecionar o municipio Florianópolis, dentro do cadastro do município deve estar cadastrado o CNPJ da Prefeitura de Florianópolis, o código IBGE e o código Fiscal; 
  
 2º. Vá em Cadastro > Empresas > Outras Informações >  Atividade Econômica > Municipal, campo deve estar preenchido com o código do serviço; 
  
 3º. Cadastro > Empresa > Responsável > Gráfica, cadastrar a Gráfica que confecciona os talonários das notas fiscais, preencher todos os campos do cadastro da Gráfica; 
  
 4º. Cadastro >Talonários Notas Fiscais - Blocos, cadastrar o talonário com a respcetiva gráfica que o confeccionou, com Início e Fim que devem fechar com os Números das Notas lançadas; 
  
 5º.  No lançamento da Nota de Serviço ou após lançar, dentro da nota no botão Inserir CFPS ou Alterar CFPS, preencher com o ID_CNAE, CFPS e CST; 
  
 6º. Calcular ou Recalcular Faturamento; 
  
 7º. Arquivo > Exportar > Sefinnet, selecionar a Empresa, selecionar o mês e colocar opção GIF PJ clicar no botão gerar.

FAQ2
Pergunta: O que devo configurar para gerar a Contabilizando do Simples Nacional automaticamente?

Resposta: Siga o passo a passo a seguir para configuração da contabilização automática do Simples Nacional: 
  
 1° Em Tabelas Auxiliares > Tributos e inserir o tributo S.N., que tem que estar com as configurações, Vigência Inicio 01/07/2007, tipo Calculado, competência Federal, preencher o Código da Receita Normal com 111111 e selecionar base de calculo Redução na Base. 
  
 2° Ir em  Editar > Opções, na aba Outras Configurações e nessa janela preencher na impressão da DARF com o S.N. cadastrado, e em tributos calculados selecionar o mesmo S.N.. 
  
 3° Em Cadastro > Empresa > Alterar > aba Fiscal e inserir em Tributos Calculados Incidentes o S.N., Preenchendo as contas devedoras e credoras do tributo, além disso conferir se na aba Outro informações a empresa esta cadastrada como SIMPLES selecionando a opção Optante do Simples Nacional  como SIM e colocando a data de em A partir de:. 
  
 4° Recalcular o faturamento da empresa. 
  
 5° Realizar a exportação dos dados.

FAQ3
Pergunta: Ao tentar lançar uma nota, não consigo salvar e aparece a seguinte mensagem “O Valor de Lançamento da Natureza é Menor que o Valor Contábil da Nota Fiscal.”

Resposta: Duas hipóteses: no cadastro da CFOP, não está cadastrado nenhum imposto ou no cadastro da empresa aba Fiscal não está classificado o porte da Empresa.

FAQ4
Pergunta: Quais as causas da corrupção da minha base de dados Dinâmica?

Resposta: Veja causas em Corrupção de Dados

FAQ5
Pergunta: Ao calcular o faturamento de determinado mês, os valores aparecem todos zerados, mesmo tendo notas lançadas.

Resposta: No Menu Cadastro > Empresa > Selecione a Empresa > Alterar > aba Contabilização, selecionar o Tipo de Apuração das Duplicatas, quase sempre usado como padrão REGIME DE COMPETÊNCIA.

FAQ6
Pergunta: Como configuro para as Retenções aparecerem automaticamente na nota e como contabilizar estas retenções?

Resposta: Siga o passo a passo para configurar a Contabilização Automática de Retenção:

 - Cadastrar as contas para débito e crédito da contabilização em: Tabelas Auxiliares > Tributos, selecione a Pasta Amarela do Tributo > Alterar > aba Contabilização.

 - Cadastrar os impostos na Empresa: Cadastro > Empresas > selecione a empresa > Alterar > aba Fiscal > Inserir.

 - Cadastrar os mesmos tributos que foram cadastrados na empresa dentro da CFOP que será lançada na nota.

 - Fazer a Rotina de Manutenção de Contabilização em Ferramentas > Manutenção de Contabilização.

- Ao lançar a nota selecionar SIM no campo RETIDO da CFOP.

- Irá abrir uma tela automaticamente para você colocar os valores das retençãos de acordo com o tributo, ali você pode verificar se as contas para contabilização estão corretas.

FAQ7
Pergunta: Ao tentar lançar uma nota não consigo selecionar Fornecedor/Cliente, está com o campo travado.

Resposta: Dê dois cliques na palavra CNPJ Cliente/CNPJ, outra opção é ir Menu Cadastro > Empresa > Alterar > aba Fiscal do Cadastro da Empresa e selecionar o campo Habilita Clientes em Saída.

FAQ8
Pergunta: Ao tentar fazer algum lançamento ou cadastro ocorre a seguinte mensagem: “A tentativa de numerar automaticamente este registro falho. Erro: Chave Duplicada (40). Deseja tentar novamente?”.

Resposta: Isso decorre de uma queda de energia ou da rede no momento do cadastro ou do lançamento. Para arrumar é necessário entrar no arquivo .TPS da base de dados. Assim que ocorrer entre em contato com nosso Suporte.

FAQ9
Pergunta: Ao tentar abrir ou fazer algum cadastro ou ação no Sistema Folha de Pagamento ocorre o seguinte erro:

Resposta: Este erro ocorre quando o Sistema ou a Base de Dados não estão atualizadas. Verifique qual o "arquivo.TPS" está com o erro e siga a tabela para saber qual patch ou conversor você necessita.



0 comentários:

  © Blog Dinâmica Escrita Fiscal - Design by Emporium Digital

TOPO