Nesta seção estão algumas das perguntas mais freqüentes realizadas por nossos clientes mas que é muito importante todos saberem a respeito. Siga abaixo as principais dúvidas:
FAQ 1
Pergunta: O que devo configurar para exportação do arquivo Sefinnet?
Resposta: Passo a passo para exportar o Sefinnet, todos estes passos serão necessários e obrigatórios para geração correta do Sefinnet.:
1º. Vá Menu > Editar > Opções > no campo Sefinnet - Municipio de Prestadores, Tomadores de Serviços, e Gráfica que emite Talónario do Contribuinte selecionar o municipio Florianópolis, dentro do cadastro do município deve estar cadastrado o CNPJ da Prefeitura de Florianópolis, o código IBGE e o código Fiscal;
2º. Vá em Cadastro > Empresas > Outras Informações > Atividade Econômica > Municipal, campo deve estar preenchido com o código do serviço;
3º. Cadastro > Empresa > Responsável > Gráfica, cadastrar a Gráfica que confecciona os talonários das notas fiscais, preencher todos os campos do cadastro da Gráfica;
4º. Cadastro >Talonários Notas Fiscais - Blocos, cadastrar o talonário com a respcetiva gráfica que o confeccionou, com Início e Fim que devem fechar com os Números das Notas lançadas;
5º. No lançamento da Nota de Serviço ou após lançar, dentro da nota no botão Inserir CFPS ou Alterar CFPS, preencher com o ID_CNAE, CFPS e CST;
6º. Calcular ou Recalcular Faturamento;
7º. Arquivo > Exportar > Sefinnet, selecionar a Empresa, selecionar o mês e colocar opção GIF PJ clicar no botão gerar.
FAQ2
Pergunta: O que devo configurar para gerar a Contabilizando do Simples Nacional automaticamente?
Resposta: Siga o passo a passo a seguir para configuração da contabilização automática do Simples Nacional:
1° Em Tabelas Auxiliares > Tributos e inserir o tributo S.N., que tem que estar com as configurações, Vigência Inicio 01/07/2007, tipo Calculado, competência Federal, preencher o Código da Receita Normal com 111111 e selecionar base de calculo Redução na Base.
2° Ir em Editar > Opções, na aba Outras Configurações e nessa janela preencher na impressão da DARF com o S.N. cadastrado, e em tributos calculados selecionar o mesmo S.N..
3° Em Cadastro > Empresa > Alterar > aba Fiscal e inserir em Tributos Calculados Incidentes o S.N., Preenchendo as contas devedoras e credoras do tributo, além disso conferir se na aba Outro informações a empresa esta cadastrada como SIMPLES selecionando a opção Optante do Simples Nacional como SIM e colocando a data de em A partir de:.
4° Recalcular o faturamento da empresa.
5° Realizar a exportação dos dados.
FAQ3
Pergunta: Ao tentar lançar uma nota, não consigo salvar e aparece a seguinte mensagem “O Valor de Lançamento da Natureza é Menor que o Valor Contábil da Nota Fiscal.”
Resposta: Duas hipóteses: no cadastro da CFOP, não está cadastrado nenhum imposto ou no cadastro da empresa aba Fiscal não está classificado o porte da Empresa.
FAQ4
Pergunta: Quais as causas da corrupção da minha base de dados Dinâmica?
Resposta: Veja causas em Corrupção de Dados
FAQ5
Pergunta: Ao calcular o faturamento de determinado mês, os valores aparecem todos zerados, mesmo tendo notas lançadas.
Resposta: No Menu Cadastro > Empresa > Selecione a Empresa > Alterar > aba Contabilização, selecionar o Tipo de Apuração das Duplicatas, quase sempre usado como padrão REGIME DE COMPETÊNCIA.
FAQ6
Pergunta: Como configuro para as Retenções aparecerem automaticamente na nota e como contabilizar estas retenções?
Resposta: Siga o passo a passo para configurar a Contabilização Automática de Retenção:
- Cadastrar as contas para débito e crédito da contabilização em: Tabelas Auxiliares > Tributos, selecione a Pasta Amarela do Tributo > Alterar > aba Contabilização.
- Cadastrar os impostos na Empresa: Cadastro > Empresas > selecione a empresa > Alterar > aba Fiscal > Inserir.
- Cadastrar os mesmos tributos que foram cadastrados na empresa dentro da CFOP que será lançada na nota.
- Fazer a Rotina de Manutenção de Contabilização em Ferramentas > Manutenção de Contabilização.
- Ao lançar a nota selecionar SIM no campo RETIDO da CFOP.
- Irá abrir uma tela automaticamente para você colocar os valores das retençãos de acordo com o tributo, ali você pode verificar se as contas para contabilização estão corretas.
FAQ3
Pergunta: Ao tentar lançar uma nota, não consigo salvar e aparece a seguinte mensagem “O Valor de Lançamento da Natureza é Menor que o Valor Contábil da Nota Fiscal.”
Resposta: Duas hipóteses: no cadastro da CFOP, não está cadastrado nenhum imposto ou no cadastro da empresa aba Fiscal não está classificado o porte da Empresa.
FAQ4
Pergunta: Quais as causas da corrupção da minha base de dados Dinâmica?
Resposta: Veja causas em Corrupção de Dados
FAQ5
Pergunta: Ao calcular o faturamento de determinado mês, os valores aparecem todos zerados, mesmo tendo notas lançadas.
Resposta: No Menu Cadastro > Empresa > Selecione a Empresa > Alterar > aba Contabilização, selecionar o Tipo de Apuração das Duplicatas, quase sempre usado como padrão REGIME DE COMPETÊNCIA.
FAQ6
Pergunta: Como configuro para as Retenções aparecerem automaticamente na nota e como contabilizar estas retenções?
Resposta: Siga o passo a passo para configurar a Contabilização Automática de Retenção:
- Cadastrar as contas para débito e crédito da contabilização em: Tabelas Auxiliares > Tributos, selecione a Pasta Amarela do Tributo > Alterar > aba Contabilização.
- Cadastrar os impostos na Empresa: Cadastro > Empresas > selecione a empresa > Alterar > aba Fiscal > Inserir.
- Cadastrar os mesmos tributos que foram cadastrados na empresa dentro da CFOP que será lançada na nota.
- Fazer a Rotina de Manutenção de Contabilização em Ferramentas > Manutenção de Contabilização.
- Ao lançar a nota selecionar SIM no campo RETIDO da CFOP.
- Irá abrir uma tela automaticamente para você colocar os valores das retençãos de acordo com o tributo, ali você pode verificar se as contas para contabilização estão corretas.
FAQ7
Pergunta: Ao tentar lançar uma nota não consigo selecionar Fornecedor/Cliente, está com o campo travado.
Resposta: Dê dois cliques na palavra CNPJ Cliente/CNPJ, outra opção é ir Menu Cadastro > Empresa > Alterar > aba Fiscal do Cadastro da Empresa e selecionar o campo Habilita Clientes em Saída.
FAQ8
Pergunta: Ao tentar fazer algum lançamento ou cadastro ocorre a seguinte mensagem: “A tentativa de numerar automaticamente este registro falho. Erro: Chave Duplicada (40). Deseja tentar novamente?”.
Resposta: Isso decorre de uma queda de energia ou da rede no momento do cadastro ou do lançamento. Para arrumar é necessário entrar no arquivo .TPS da base de dados. Assim que ocorrer entre em contato com nosso Suporte.
FAQ9
Pergunta: Ao tentar abrir ou fazer algum cadastro ou ação no Sistema Folha de Pagamento ocorre o seguinte erro:
Resposta: Este erro ocorre quando o Sistema ou a Base de Dados não estão atualizadas. Verifique qual o "arquivo.TPS" está com o erro e siga a tabela para saber qual patch ou conversor você necessita.
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